top of page

A Areia do Planeta pode Acabar

 

Aparentemente um recurso abundante como nenhum outro pode estar escasso em todo o mundo. Utilizada na produção de computadores, vidros, cosméticos, entre outros, a areia do planeta pode estar atingindo o ponto de escassez.

 

Olhe ao redor de sua casa e veja. Quantos produtos utilizam a areia? Você possui algum vidro em sua casa? Possui computadores e televisões? Cosméticos esfoliantes? Enfim, a matéria prima para tudo isso é, acredite ou não, a areia.

 

A construção é o segmento que mais utiliza a areia. Existe atualmente uma tendência de urbanização a nível mundial. Os novos prédios que são construídos são arranha-céus, ou seja, a média de altura dos edifícios subiu exponencialmente com o passar dos anos e milhões e milhões de toneladas de areia são consumidas a cada hora no mundo em escala crescente, isto é, a quantidade necessárias só aumenta.

 

Mas ainda assim você pode dizer que existem os desertos que podem suprir uma quantidade quase infinita deste recurso certo? Errado. Depois da construção de ilhas artificiais, cuja mais famosa foi a construída em Dubai em forma de palmeira, possui quase 10 Kilometros quadrados de areia que, foi construída desde o leito do oceano até subir pouco acima do nível do mar. Já foram utilizadas mais de 7 milhões de toneladas de material para construí-la e estima-se que muito mais ainda seja utilizado.

 

Dados mostram que a China utiliza um quarto da areia disponível para construção do planeta a cada ano. Dubai já esgotou seus recursos. As fontes de areia precisam de milhares de anos para se renovar. A dragagem de areia em alto mar pode contribuir para a destruição dos ecossistemas locais.

 

Sabemos que, com a escassez vem também a alta do preço do produto que pode chegar a níveis exorbitantes muito em breve. Vale a pena pensar acerca da manutenção do recurso e, ao mesmo tempo, um novo tipo rentável de negócio.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page