top of page

A China está mais Cara

 

Até algum tempo atrás a China era o país que tinha a mão-de-obra mais barata do mundo de acordo com a análise de custo benefício. Implantar uma empresa na China e ter uma mão-de-obra extremamente barata era algo simples. Em vista disso, os produtos que enchiam as prateleiras do mundo inteiro podiam ser vendidos a um preço bem abaixo do mercado, trazendo lucros altíssimos aos comerciantes que exportavam da China.

 

Porém, de um tempo pra cá, os trabalhadores destas fábricas chinesas aprendiam o serviço e eram contratados pelas fabricas de produtos genéricos ou chamados piratas. Neste sentido as gigantes do mercado se sentiram lesadas e iniciaram uma série de tratativas com a economia chinesa.

 

Com o desenvolvimento da tecnologia na China, hoje os produtos não estão mais tão baratos assim e a mão-de-obra ficou bem mais cara do que era antes. Ninguém nega que a China ainda tem a maior força de trabalho do mundo em quantidade com seus 1,3 Bilhão de pessoas vivendo lá.

 

Das 10 (dez) melhores universidades do mundo do ramo de tecnologia, 8 (oito) delas estão na China e, a evolução tecnológica lá é mais intensa que em qualquer outro lugar no mundo.

 

Com esta mudança as fábricas estão buscando mão-de-obra no Laos, Cambodja e Taiwan, mas mesmo assim o impacto desta mudança chinesa muda o cenário mundial da importação e exportação de produtos com tecnologia embarcada.

 

De fato o País que em poucos anos será o primeiro do mundo em relação às potências econômicas deixando os Estados Unidos em segundo lugar, está caminhando cada vez mais rápido neste sentido. E hoje, o segundo idioma mais procurado entre as línguas, só perdendo para o Inglês, ainda absoluto, é o Mandarin Chinês.

 

A corrida pela dominação econômica mundial pode trazer grandes benefícios para as empresas que estão se especializando em comércio exterior e, ao mesmo tempo, trazer grandes prejuízos àquelas empresas que estão apenas sobrevivendo no mercado local.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page