top of page

Opinião do Especialista

 

Na era da informação todos se acham especialistas em algo. Se você emitir a manifestação de sua opinião sobre algo e publicá-la, certamente muitas pessoas que se dizem especialistas vão comentar sua opinião. Muitas contra e tantas outras a favor, mas já se perguntou se as pessoas são realmente especialistas?

 

Isso ocorre nas empresas também, vou tentar explicar. Muitas empresas que tem problemas em vendas acerca de um determinado produto, contratam especialistas em vendas e marketing para analisar qual o erro na propaganda e nas ações publicitárias. Se isso não dá resultado eles recorrem a psicólogos do RH ou palestras motivacionais para elevar o clima organizacional e fazer com que os funcionários trabalhem melhor do produto. Um outro erro cometido pode ser contratar um engenheiro para atestar a qualidade na fabricação e gerar indicadores neste sentido para tentar achar o problema. No final das contas o problema nunca vem a tona por um simples motivo, o especialista nunca foi ouvido.

 

Sabe quem é o especialista no produto que você fabrica e que não vende muito? O especialista é o consumidor. É o consumidor quem em último momento decide se vai comprar ou não o seu produto. É ele que consome e pode dizer o que é bom e o que é ruim. Somente seu consumidor sabe o que está faltando e no que vocês podem melhorar. Ele pode ajudá-lo na precificação e na distribuição dizendo onde, quando e quanto.

 

Mas infelizmente os empresários ainda insistem em consultar os especialistas errados. Vou propor outro exemplo. Dentro da empresa pode ocorrer o que é muito comum às organizações que é a “rádio peão” ou conversas de corredor. São lá onde surgem os boatos. É lá onde os informativos da empresa são comentados e, é lá que o clima organizacional pode ser realmente medido. Daí, quando surge um problema, um “disse me disse” dentro da empresa o administrador quer logo saber quem foi o responsável para demiti-lo. Muitas vezes os funcionários estão desmotivados por não terem tido reajuste salarial e o empresário manda que o RH contrate um especialista em motivação para fazerem os funcionários rirem e se divertirem durante uma hora do auditório.

 

Primeiro de tudo que o empresário ou administrador deve entender que, se ele possui dentro de sua empresa um departamento de recursos humanos com psicólogos e especialistas contratados para este tipo de problema, ele não deve tentar resolver uma situação com a qual não sabe lidar. Por este motivo as empresas jogam dinheiro no lixo e depois põem a culpa na consultoria que não soube resolver o problema.

 

O grande problema das empresas hoje em dia é que elas não sabem procurar o verdadeiro especialista, ou seja, a pessoa certa que irá resolver o problema e ficam atirando no escuro acreditando que a experiência do vizinho vai servir para eles também.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page