top of page

Atitude Empresarial

 

Como ajudar sua empresa e ter destaque? A maioria das pessoas perde um tempo precioso com reclamações, murmurações sobre o salário, sobre a carga horária, sobre as injustiças de uns para com os outros, reclamando do chefe e, não enxerga que este tempo valioso, se utilizado para pensar as soluções para a empresa seria extremamente útil e recompensador.

 

Calcula-se que os funcionários passem em média 35% do tempo de trabalho reclamando das condições de sua empresa. Entre os ruídos nas comunicações internas, falta deste ou daquele benefício e etc, as pessoas que reclamam influenciam outras e, o chefe então, começa a reclamar que os funcionários reclamam muito e, leva esta reclamação ao diretor. O diretor reclama que não tem como dar mais incentivos e aumentar os salários e reclama para o departamento de recursos humanos. O responsável pelo RH reclama com os psicólogos que eles precisam criar um clima organizacional melhor e os psicólogos reclamam que sem melhores benefícios não dá.

 

Reclamação demais né? Agora imagine que as pessoas passassem apenas um terço do tempo que passam reclamando, se reunindo em grupos de discussão para tentar, em equipe, criar uma solução para os problemas apresentados internamente pela empresa? Isto seria aproximadamente 1 hora por dia ou 5 horas por semana para pensar em soluções aplicáveis. Por exemplo: O salário poderia dobrar se as vendas dobrassem. Neste caso eles estariam desconstruindo o problema e tornando mais simples achar uma solução.

 

Continuando no nosso exemplo, o pessoal do departamento de marketing poderia pesquisar ações publicitárias internas e externas que pudessem gerar um aumento de 100% na lucratividade a partir das vendas e de novos negócios. Certamente de imediato novas possibilidades seriam levantadas e, após um estudo criterioso, 5 ou 6 aplicações estariam disponíveis para execução. Uma ou duas seriam colocadas em prática e pronto. Em pouco tempo a lucratividade da empresa aumentaria e os funcionários poderiam ter seus salários reajustados. Excelente não?

 

Pena que isso ainda é considerado utopia na maioria das empresas. Afinal de contas qual o dono de empresa ou administrador que vai permitir que seus funcionários passem uma hora inteira discutindo e pensando soluções? Estes empresários acreditam que o departamento de marketing e os psicólogos do RH são os responsáveis e recebem pra isso. Porém, se esquece de que eles não tem todas as informações, eles não trafegam todos os dias por todos os setores e não conseguem ter indicativos viáveis e genuínos que possam municiá-los de dados para tomar a decisão mais correta. O mais assertivo seria realmente unir a empresa como um todo e observar as idéias e opiniões que saíssem de uma sala com apenas uma hora de brainstorming.

 

Pois é, ao invés de termos uma solução agora a solução gerou outro problema. Como convencer a alta administração que o brainstorming diário ou semanal é vital para o crescimento da empresa? Bom, neste caso o pessoal do financeiro pode ajudar criando gráficos e estatísticas mostrando que com as soluções corretas a lucratividade vai aumentar.

Precisa que alguém fale a língua dos administradores, ou seja, eles estão sempre voltados para números, estatísticas e metas.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page