top of page

Currículo Campeão

 

O currículo é a identidade pela qual o empregador vai ter a primeira visão do candidato a vaga de emprego, portanto deve ser bastante considerado como ele será construído e, com o foco no objetivo.

 

Primeiramente é desaconselhável que o currículo seja de um modelo padronizado, pois cada vaga é diferente da outra e o currículo tem de ser direcionado para o empregador e para a empresa. Lembre-se que através do seu currículo a empresa pode chamá-lo para uma entrevista ou seu currículo pode ir para o esquecimento juntamente com os outros 87% daqueles que enviam e nunca serão chamados.

 

Cada empresa pede uma coisa diferente de outra e, cada cargo demanda uma habilidade específica, ou seja, não precisa colocar tudo o que você fez em sua vida profissional até hoje. Basta inserir o que poderá contribuir para chamar a atenção do empregador. Ele precisa saber que uma determinada experiência sua poderá ser útil para a vaga em questão. Portanto encher lingüiça está fora de questão se você quiser chegar na almejada  entrevista de emprego.

 

Algumas pessoas colocam um papelzinho de cor diferente junto com o currículo e isso pode? Bom, vale de tudo pra chamar a atenção daquele que vai te recrutar. Dentro de um processo de Recrutamento e Seleção, são centenas e as vezes milhares de currículos para as vagas que são disponibilizadas e muitos currículos são jogados fora. Talvez o papelzinho possa chamar a atenção mas infelizmente não garante que o seu também não seja descartado.

 

Acerca da idade, inicialmente é importante saber que a maioria das empresas solicita esta informação, então neste caso, não omita e nem minta neste sentido. A foto pode denunciar sua idade. Independente de achar que tem muita ou pouca idade para o cargo, quem vai dizer isso no final das contas é o empregador. Não se esqueça de inserir sua foto, de preferência em cores e atualizada. Não compensa colocar uma foto antiga e o entrevistador achar que foi enganado. Isso pode selar seu breve destino nas dependências da empresa.

 

Seja sempre sincero, mas evite informações constrangedoras. Isto significa dizer que você não deve mentir, mas também não deve dar uma de super-sincero e falar tudo de ruim e de bom que tem em sua vida. Lembre-se que o tempo de sua entrevista é limitado e o entrevistador não quer saber de histórias longas e coloridas de suas experiências anteriores. Em contrapartida o entrevistador também não quer entrevistar um robô que responde a todas as perguntas de forma monossilábica.

 

Seus dados são de suma importância mas não precisa exagerar, o número do título de eleitor, número de RG e CPF só devem ser inseridos se a empresa solicitar previamente, caso contrário não precisa. Nome completo, endereço residencial, contatos de e-mail e telefone são fundamentais. Os contatos em redes sociais são dispensável a não ser que lhes sejam requisitados.

 

Quanto a pretensão salarial, você nunca deve incluí-la se não foi solicitada. A principio deve compreender e aceitar o salário oferecido inicialmente pela empresa. Caso a empresa solicite que você insira a pretensão salarial, pesquise qual a média salarial para o cargo ao qual você se candidata e opte por inserir a média salarial. Parece mais justo desta forma.

 

A questão racial é irrelevante, caso contrário a empresa solicitaria. Não se preocupe com isso pois hoje em dia isso não é mais uma questão relevante para o empregador. O mais importante é se você é competente para atender a demanda do cargo.

 

Outra coisa importante que as pessoas costumam errar muito, é acerca do conhecimento do inglês e do espanhol. Todo mundo acha que tem inglês e espanhol médio e na maioria das vezes é básico. Se você não concluiu nenhum curso de idiomas não dá pra dizer que seu inglês é básico porque fala “I Love You”.

 

Por fim, não existe um padrão geral para os currículos, o importante é que ele deve se adequar ao que a empresa e o cargo solicitam do profissional e a sinceridade deve selar sua entrevista e seu currículo.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page