top of page

Currículo de Quantidade

 

Conheço inúmeras pessoas, assim como eu, que possuem diversos cursos dentro de seus currículos. São cursos bons realmente, mas em grande quantidade e, isso muitas vezes mais atrapalha do que ajuda. Imagine-se por um instante no lugar do entrevistador. Você pega um currículo de um candidato para o cargo de vendedor e acaba lendo, entre os inúmeros cursos que a pessoa fez que gestão de negócios é uma das competências deste candidato. Só que a vaga era para vendedor lembra? Você, como um bom entrevistador vai perceber que as qualidades para vendedor tem que ser direcionadas a questão da comunicação e desenvoltura para conversar com os clientes e apresentar seu produto ou serviço.

 

Muitas pessoas enchem-se de cursos que simplesmente não agregam em nada para a oportunidade que elas estão concorrendo. Isso quer dizer que você não deve fazer mais cursos? Negativo! Treinamento e capacitação nunca são demais, porém, tente direcionar seu currículo para uma carreira ou profissão específicas. Desta forma você ajuda o entrevistador a te chamar para uma entrevista pessoal, pois algo no seu currículo chamou a atenção dele pois estava direcionado para a vaga de emprego que a empresa oferece no momento.

 

Sempre que você for se candidatar a um cargo de vendas, por exemplo, tente evidenciar os cursos que você fez que trazem como grade curricular a comunicação e a negociação.

 

Existem cursos com nomes estrangeiros que muitas vezes o entrevistador não sabe o que significa. Agora imagine novamente que você é o entrevistador e tem uma pilha de duzentos currículos para analisar, um deles é o seu e tem vários cursos com nomes estrangeiros e você não sabe o que é. Você pesquisa um por um no Google ou simplesmente descarta esse e vai para o próximo? Certamente você vai para o próximo. Então, da próxima vez que for enviar seu currículo pense em traduzir os nomes antes e deixar claro para o entrevistador, em que aquelas “famosas” habilidades vão ajudar naquele cargo específico.

 

Outra coisa importante, é que, cursos de informática e idiomas são necessários e não mais um diferencial, ou seja, antigamente você saber manejar bem os softwares básicos de micro informática era um diferencial e tanto, mas isso foi a 20 anos atrás, hoje o Windows, Word, Excel e Internet são premissas básicas para que você sequer concorra a uma vaga de emprego. Portanto, citar cada um destes individualmente é desnecessário e só faz encher o currículo com informações em quantidade que podem te prejudicar na hora da escolha pelo entrevistador.

 

O segundo idioma, no caso o inglês, também é uma premissa. Ter conhecimentos em inglês, todas as pessoas no mundo tem, em virtude da veiculação dos produtos produzidos nos Estados Unidos que correm o mundo fazendo com que o idioma inglês seja conhecido basicamente por todos. Hoje em dia você tem cursos gratuitos pela Internet que você pode até instalar em seu smartphone para fazer nas horas vagas.

 

Resumindo, o currículo deve ter no máximo uma folha com suas informações pessoais e foto colorida atualizada logo acima do restante dos dados. Em seguida suas habilidades e cursos que tenham diretamente a ver com o perfil requerido para a vaga que você se candidata. Por fim suas experiências profissionais.

 

No caso das experiências profissionais você pode informar as três últimas no máximo ou, se tiver muitas, pode colocar as que se encaixam mais no perfil da vaga.

 

Não é necessário assinar ou datar o currículo ao final, mas isso também não conta pontos contra seu currículo, se preferir assim pode fazer.

 

Por fim gostaria de lembrar que o maior erro das pessoas é criar um currículo genérico e enviar para todas as empresas que possuem vagas. A estratégia de atirar para todos os lados no mercado de trabalho não funciona mais. O mais certo é ter um circulo de contatos e que estas pessoas possam lhe indicar a algum cargo diretamente ao departamento de RH da empresa. Mas, caso você não tenha isso lembre-se de, sempre que aparecer uma vaga a qual você possa concorrer, crie um currículo especialmente para aquela empresa / vaga. Estude sobre a empresa e sobre o perfil que eles pedem. Seja esta pessoa e vá preparado para a entrevista de emprego.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page