top of page

Dicas para a Entrevista de Emprego

 

As entrevistas de emprego estão recheadas de pegadinhas que os entrevistadores fazem para conseguir pegar o entrevistado numa possível mentira ou invenção da parte do mesmo. Muitas pessoas já caíram nelas e vamos aqui citar algumas para que você nunca mais seja pego de surpresa.

 

A primeira dica é que você seja sincero. Fantasiar algo que não existe irá exigir uma veia artística que talvez você não tenha e, as perguntas são feitas para localizar e trazer a tona a enganação. Você pode até ser um bom ator, mas os psicólogos trabalharam bem nas perguntas e você tem maior probabilidade de ser pego, portanto não minta e seja você mesmo, porém com algumas reservas.

 

Para que o entrevistador saiba se você tem o perfil correto para o cargo que está vago, ele vai investigar a sua vida e fazer perguntas que possam trazer as respostas que ele precisa. Portanto, não se preocupe em responder algo que ele não perguntou. Só fale de sua vida quando for perguntado e, mesmo assim, seja breve pois o tempo é limitado.

 

O normal é que você esteja preparado para a entrevista, estude sobre o cargo / função a qual está se candidatando e sobre a empresa para saber como funciona a cultura interna e saber se vai se adequar ou não. Alguns entrevistadores perguntam o que você sabe sobre a empresa. Esta pergunta é feita de propósito, ele quer saber se você quer a vaga realmente a ponto de ter estudado a empresa e o cargo para isso. Leia sobre a visão, missão e os valores da empresa, procure notícias sobre a produtividade e pontos fortes e fracos da empresa. Desta forma, na hora da entrevista você saberá o que dizer e não terá receio.

 

As perguntas mais usadas pelos entrevistadores é sobre o seu maior defeito e sua maior qualidade. Se, como defeito você não tiver o que dizer ou, falar algo que o desqualifique para aquela vaga de emprego, então pode dizer o que a maioria das pessoas dizem, que você é perfeccionista e isto pode ser defeito e qualidade ao mesmo tempo. Porém, com isso você perde pontos de criatividade.

 

Podem te perguntar o que você acha de trabalhar em equipe. Dizer somente que gosta não é o bastante, esta resposta tem que vir acompanhada de uma explicação, ou seja, porque você gosta de trabalhar em equipe? Já teve realmente alguma experiência boa em equipe? Se sim, pode contar. Caso contrário pode dizer que um maior número de soluções surgem para um mesmo problema quando se trabalha em equipe, pois são mais pessoas pensando num só foco.

 

Outra coisa importante a considerar é se ele te perguntar qual a sua expectativa, isto é, o que você espera trabalhando nesta empresa. Você pode dizer que espera contribuir para que a empresa continue se desenvolvendo, que espera aprender muito com eles e que espera crescer junto com a organização. Dizer que espera um salário bom é mancada, pois se sua única motivação for o salário você não tem o perfil para nenhuma empresa afinal de contas.

 

Se você não fala inglês não diga que fala, pois a próxima pergunta pode ser em inglês e você vai ficar todo enrolado tentando responder numa língua que não domina. Neste caso se o entrevistador identificar que você tentou enganá-los sua oportunidade termina ali mesmo.

 

Por fim mas não menos importante, se realmente precisar levar o celular para a entrevista de emprego, desligue-o. Não existe situação em que você não possa ficar sem atender uma chamada durante uns 10 a 15 minutos. O celular é um dos maiores vilões das entrevistas de emprego. O entrevistador não precisa pedir para você desligar o celular, é uma simples questão de respeito e de bom senso. Se você não tem estas características não precisa nem sair de casa.

 

Certamente existem muitas outras perguntas que são feitas para identificar seu perfil profissional e, uma vez o outra você será pego desprevenido, mas fique tranqüilo, é assim mesmo.  

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page