top of page

Dicas para o Mercado de Trabalho

 

Primeiramente pretendo expor aqui algumas dicas valiosas voltados para o trabalhador e o mercado de trabalho. Independente de você já estar empregado ou desempregado, o importante é que você mantenha e melhore o que tem e, caso não tenha, conquiste sua tão sonhada vaga.

 

Para isso é necessário que você entenda porque o mercado de trabalho se comparta da forma que está hoje e se isso vai mudar ou não.

 

Hoje as pessoas mudam de emprego como mudam de roupas, isso acontece porque a era da tecnologia e da informação produziu uma reviravolta no mercado de uma forma geral, o que afetou e muito o mercado de trabalho.

 

Como era o Mercado antes? Antes o mercado era muito mais simples, bastava que você tivesse uma profissão e nunca faltaria trabalho pra você. Você entrava numa empresa e poderia tranquilamente se aposentar por ela. Estabilidade era uma coisa comum e você tinha todos os benefícios que poderia precisar para curtir sua aposentadoria numa boa.

 

Como é o mercado hoje? Hoje é extremamente mais complexo. Se você tem o segundo grau completo eles te cobram a faculdade. Se você tem uma graduação bacharelado eles perguntam quantas pós-graduações você já fez e, se não fez eles vão te perguntar porque. Você entra numa empresa hoje e espera ser promovido em alguns meses nem que tenha que passar por cima de um monte de gente. Existe competição constante entre os funcionários e ninguém tem estabilidade. Estabilidade aliás é uma coisa do século passado, você tem que mostrar a todo o momento que é vital para a empresa senão estará na próxima lista de demissões. Você não pensa em aposentadoria porque não dá pra viver com isso e, os benefícios são muito caros, pois é você quem os paga.

 

O que o conflito de gerações tem a ver com isso? Dos anos 50 até os anos 70 temos os baby boomers, que fazem parte de uma geração tranqüila e calma. Eles nasceram no pós guerra enquanto a economia crescia em todo o mundo. São alguns donos de empresas e muitos diretores hoje. Depois disso veio a geração X. Eles têm entre 30 e 50 anos e fazem parte de uma geração que nasceu sem o computador e começou a se familiarizar com eles com muita resistência. Estes são muitos dos Gerentes e Chefes de Setor que temos hoje. Depois veio a geração Y. Eles têm menos de 30 anos e são adultos que vieram de uma geração que nasceu mexendo no computador e viu a Internet se estabelecer cada vez mais. Um pouco mais acelerados eles ditam o ritmo do mercado consumista hoje. Fazem de tudo e trabalham em qualquer lugar porque conseguem se adaptar facilmente sem resistências. Muitos deles ficaram milionários apostando em negócios com a Internet. Por fim temos os nossos adolescentes da geração Z. Alguns deles, acreditem, já tem suas próprias empresas e ganham muito mais que seus pais. Se a geração Y é veloz a geração Z anda na velocidade da luz. Tem acesso ao conhecimento em qualquer lugar e não ficam desconectados da Internet nem pra ir ao banheiro. Eles sabem tudo o que se há pra saber.

 

Estas gerações estão em eterno conflito por questões óbvias, uns querem rastejar, outros querem caminhar, outros querem correr e outros já chegaram a muito tempo e estão esperando sem paciência nenhuma. Aqueles que quiserem sobreviver no mercado de trabalho vão ter que saber ligar com todos. Imagine que você tem 50 anos e seu chefe é um menino de 22 anos. Ele tem muito a te ensinar, mas para isso você vai ter que ser humilde o suficiente e entender que ele acessa as informações a mais tempo que você e com uma velocidade que você não entenderia. Da mesma forma você pode ser um jovem da geração Y e ser subordinado a um baby boomer. Lembre-se que ele tem a autoridade e não vale a pena entrar em conflito, pois ele não sabe lidar com a derrota e, caso ela venha de você ele pode tentar te derrubar.

 

Onde eu me encaixo? Você já está vivendo neste mundo independente de estar se sentindo parte dele ou não. Saber conversar e interagir com todas as gerações é fundamental, pois, com a falta de estabilidade quem sabe para quem você estará trabalhando amanhã?

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Fonte da Imagem: http://www.jornaldealagoas.com.br/nacional/584/2014/08/06/governo-fluminense-forma-adolescentes-carentes-para-o-mercado-de-trabalho

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page