top of page

Empresas Acolhem Haitianos

 

Devido aos problemas decorridos no Haiti após o terremoto, muitos deles migraram para o Brasil. Sem perspectiva de encontrarem empregos e se sustentarem o fluxo dessa migração está sendo direcionado para a cidade de São Paulo, onde muitas empresas estão acolhendo a força de trabalho dos haitianos.

 

É fato que as empresas do interior do Estado de São Paulo estão aproveitando a mão-de-obra mais barata, mas também estão dando oportunidade para pessoas que não tinham perspectiva alguma de sobrevivência por conta própria.

 

Evidentemente isso também gera um desconforto por parte da população desempregada destas regiões que não consegue emprego e agora tem também que concorrer com a nova força de trabalho haitiana no Brasil.

 

Até o momento mais de 1000 haitianos estão empregados e aprendendo o português para se fixarem e trazerem suas famílias para o Brasil. Isto é claro, tem conseqüências para a economia brasileira e para os serviços de educação e saúde já tão precários em nosso país. Por enquanto os haitianos estão sendo aceitos, mas um controle maior nas fronteiras deve ser implementado para evitar um aumento exponencial nesta migração que poderá trazer prejuízos ainda maiores.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

 

Fonte da Imagem: http://www.acnur.org/t3/portugues/noticias/noticia/novo-grupo-de-haitianos-recebe-residencia-permanente-no-brasil/

bottom of page