top of page

Entrevista de Emprego

 

Quem nunca sentiu aquele frio na barriga ou nunca tremeu diante de uma entrevista de emprego? Pois é, a maioria de nós já passou por esta experiência e, muitos ainda vão passar.

 

O certo é que ficaremos um pouco nervosos em todas as entrevistas que formos fazer pois dependemos da oportunidade e temos medo de ouvir não, por questões culturais.

 

O primeiro ponto a tratar aqui é que o Brasileiro não está muito acostumado a ouvir não porque não se arrisca e, por este motivo prefere ficar em sua zona de conforto e não arriscar. Ocorre que muitos não tem esta opção e precisam ir pro mercado de trabalho para sustentar suas famílias. Neste caso, precisamos deixar a cultura errada de lado e aprendermos que temos de arriscar sim e, quanto mais nãos ouvirmos, mais próximos do sim estaremos.

 

É verdade que muitas empresas não dizem nem o não, nem o sim. Muitas delas apenas dizem que vão ligar depois e nunca ligam. Isso é horrível, pois a pessoa nunca fica sabendo o que realmente a desqualificou para o cargo ou função ao qual havia se candidatado. Mas é verdade também, que muitas empresas serão sinceras em dizer que você não estava qualificado por este ou por aquele motivo. Quando isto ocorrer você já tem um novo alvo, ou seja, eliminar aquele ponto negativo que o deixou de fora da competição e, com o devido tempo, não haverão mais negativas que o deixarão de fora e o famoso sim será ouvido.

 

Hoje em dia as empresas estão exigindo demais, mas por outro lado, nunca foi tão fácil estudar com os auxílios que o governo está colocando para a sociedade. Estima-se que em apenas 5 anos, mais de 10% do PIB – Produto Interno Bruto, produzido no Brasil será dedicado exclusivamente a Educação. Hoje o estudante pode se cadastrar e pegar ônibus de graça de casa para a escola ou faculdade e deste para casa de volta. O estudo é pago em parte pelo governo e, o restante o banco financia para que você pague, um ano e meio após haver se formado em pequenas parcelas (Caso FIES). Neste caso você já poderia estar empregado.

 

Voltando ao assunto entrevista de emprego, com um diploma de nível superior fica muito mais fácil de entrar no mercado de trabalho competindo de igual para igual. Agora preste bem atenção, pois tem empresas que, além de pedir se diploma, fará um teste para saber se você realmente estudou ou só ficou passeando na faculdade como muita gente faz. Neste momento você tem que ficar tranqüilo porque não dá mais tempo de estudar, se souber fazer simplesmente faça e, caso contrário assuma que não sabe. A sinceridade é vista com bons olhos pelas empresas e, muitas delas ajudam financeiramente o funcionário a se qualificar. Lembre-se, o bom caráter e sinceridade não são ensinados em nenhuma faculdade e são raros de se conseguir hoje em dia.

 

Outra coisa importante para você se lembrar. Se existe a vaga, não importa quantos são os candidatos, você tem aproximadamente as mesmas chances que todos que estão ali, pois nem sempre o tempo de escola é levado em consideração para ter caráter eliminatório.

 

Normalmente a pessoa que vai entrevistá-lo, está preparada para saber se você está faltando com a verdade ou querendo se sobressair com coisas das quais não sabe absolutamente nada. Novos testes psicológicos são aplicados para extrair a verdade de sua capacidade profissional, portanto fique tranqüilo e espere a resposta final para saber o que deve melhorar em si e também o que deve manter.

 

Evite sempre as respostas prontas, isso não impressiona mais ninguém. O que impressiona de verdade hoje em dia é se a pessoa está sendo sincera. Os hobbies são importantes, normalmente os entrevistadores perguntam se você tem alguma distração, ou seja, o que gosta de fazer quando não está trabalhando. Seja sincero. Gostar de churrasco e pagode não é problema algum, o problema é aquele que diz que nas horas vagas gosta de trabalhar mais ainda. Além disso não corresponder com a verdade na maioria dos casos, isso pode indicar que você tem algum tipo de transtorno, o que não será bom para nenhuma empresa.

 

Não fique chateado se a empresa não te ligar depois, afinal, são muitos candidatos e o tempo e o dinheiro que se gasta dando uma satisfação para todos, muitas vezes não é interessante para a empresa. Se você realmente quer saber faça o seguinte: Procure alguém que você sabe que não mentiria pra você nem se fosse para não te magoar e pergunte assim: Se você fosse o dono de uma empresa e eu, um candidato para a vaga “tal” (cite o nome da vaga para a qual fez sua última entrevista) você me contrataria? Quando vier o não pergunte por qual motivo. E, se vier um sim, pergunte da mesma forma, por qual motivo. Isso vai ajudá-lo a aparar algumas arestas em seu comportamento profissional.

 

Uma coisa que as empresas têm mais dificuldade e pavor hoje em dia é com o empregado “folgado”. Infelizmente tem algumas pessoas que acham que estão fazendo um favor para o patrão trabalhando na empresa dele. Pessoas que não chegam no horário, dão muitos atestados médicos, desrespeitam seus colegas e superiores. Cuidado. Estas pessoas estão com os dias contados no mercado de trabalho. Hoje ninguém mais tolera isso. Saiba que para cada vaga de emprego, existem dezenas de pessoas desempregadas que realmente precisam e seu patrão sabe disso. Nunca se vanglorie por chegar no horário, você é pago pra isso. Nunca se vanglorie por nunca ter dado um atestado falso, isso é pilantragem e este tipo de pessoa costuma ser demitido por justa causa. Não queira manchas em seu currículo profissional.

 

De tudo o que já falei aqui, uma das coisas mais importantes numa entrevista de emprego é chegar bem. O que isto significa? Chegar bem é chegar 10 ou 15 minutos antes, estar de banho tomado, e bem vestido(a). Muitas pessoas não sabem o que é estar bem arrumado(a) para uma entrevista de emprego. A resposta para isso é mais simples do que vocês imaginam. Vista-se como se fosse para o primeiro dia de trabalho. O empregador que vai te contratar quer saber, durante a entrevista de emprego, se você tem a capacidade de começar imediatamente. Lembre-se que ele precisa preencher a vaga o quanto antes e por isso te convidou para a entrevista.

 

Por fim e não menos importante, não se esqueça de levar toda a documentação que te pediram. Que os documentos estejam atualizados e em dia. Se você tem algum documento caindo aos pedaços corrija este erro imediatamente, pois nunca se sabe quando você será chamado para a famosa “entrevista de emprego”.

 

Lembre-se, estar desempregado é uma condição temporária e só depende de você para mudar este cenário.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Fonte da Imagem: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/36863/36863

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page