top of page

Evolução, Tecnologia e Capacitação

 

Albert Einstein dizia uma coisa muito interessante que era o seguinte: “Tolice é fazermos as coisas sempre do mesmo jeito e esperarmos resultados diferentes”. Evidente que nós sabemos que isto é uma verdade incontestável, mas o problema aqui não é saber o que é certo ou errado e, sim, executar o que se sabe.

 

Entendemos que, como diz o professor e filósofo Mário Sérgio Cortella “Mudar é complicado, acomodar é perecer”, isto é, as mudanças nos confrontam e por isso são complicadas mas, como o mundo muda constantemente, se ficarmos parados, acomodados, certamente iremos fica pra trás e, isto significa hoje perecer.

 

O mundo muda e se adapta em torno das atualizações tecnológicas que nos temos e vemos acontecer todos os dias. Não sei se vocês sabem, mas com a evolução da Internet, a informação ficou mais disponível a todos e a cobrança da sociedade de que saibamos tudo acerca de todas as coisas começou a ficar mais intensa. Lembro-me que a 20 anos atrás se você queria fazer alguma pesquisa para um trabalho grande em grupo, você tinha um mês inteiro de prazo e, os colegas se dividiam para que cada um pudesse pesquisar sobre um tema específico em uma biblioteca diferente. Isto mesmo, biblioteca. Porque naquele momento não sabíamos o que era Internet e nem o que tinha lá dentro.

 

Identificamos que hoje em dia temos muitos “especialistas” em todas as coisas. Este foi um dos temas que a evolução da tecnologia da informação nos levou a pensar. Todos sabemos muito de tudo, porém, ainda, de um modo extremamente superficial. Sendo assim, os verdadeiros especialistas estão morrendo.

 

Atualmente é muito difícil alguém se especializar em algo, passar do mestrado e doutorado e chegar num PHD acerca de uma matéria específica. Vai bem no mercado de trabalho quem tem vários cursos superiores e diversas pós-graduações, pois o profissional de nossos tempos tem que fazer mil coisas e ainda pensar as soluções dos outros departamentos. Se você fez administração, sua pós-graduação pode ter sido em RH ou gestão de pessoas, o que invade um pouco a área da psicologia, a qual também está se diversificando, pois hoje temos a psicologia empresarial e o diagnóstico da organização. Áreas antes separadas culturalmente estão conversando para gerar novos profissionais que detenham o conhecimento de uma forma mais ampla e menos específica.

 

Porém, a evolução tecnológica trouxe alguns riscos para o treinamento e capacitação do profissional da nossa era. Hoje o tempo é escasso, os bacharéis passaram de 6, 5 ou 4 para apenas 2 anos, que são os tecnólogos. Para conseguir emprego hoje em dia, além do bacharel que já não é mais muito considerado, você deve ter o curso chamado de tecnólogo, no qual você se dedica 2 anos para aprender tudo o que puder sobre aquele pequeno fragmento de um outro curso que foi totalmente desmembrado. E isso ocorre porque não temos mais tempo. Saiba que, quando você terminar seu tecnólogo já terá que fazer outro pois a evolução tecnológica desmembrou mais um curso extremamente necessário para o mercado de trabalho atualmente.

 

Neste sentido os treinamentos e capacitações são cada vez menores e empurrados goela abaixo dos alunos com maior velocidade. Se aprendeu bem, senão pode ficar desempregado pois tem 200 que já tem o curso e estão na fila esperando para entrar no seu lugar, até ganhando menos se puderem.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page