top of page

Franquia e Rentabilidade

 

Escolher um negócio próprio, iniciar uma marca ou abrir uma franquia? É evidente que todas estas opções tem pontos fortes e fracos para o empreendedor porém, estudos feitos nos últimos anos pelos mais conceituados analistas de negócios do mundo, apontam para o franchising.

 

A Franquia chega com um pacote completo para o investidor, ou seja, a análise de mercado já vem pronta, bem como a aceitabilidade da marca que provavelmente já se provou consolidada e rentável e, uma série de outras questões que demandariam atenção do investidor já possui um padrão pré-definido ao qual o empreendedor estará ligado e, do qual não poderá se desligar.

 

Desde o modo de atender, até o meio de preparar o produto ou oferecer o serviço, a franquia já fornece tudo pronto. Algumas famosas e rentáveis como a Mc Donalds oferece o treinamento completo para os funcionários, com vistas a manter o padrão e excelência em atendimento. Isto ocorre de tal forma que se você lanchar na Mc Donalds da sua rua e comer na Mc Donalds do Japão, o gosto e o formato do lanche não terá alterações perceptíveis. Este tipo de franquia segue uma filosofia que diz que, “Em time que está ganhando não se mexe”.

 

É claro que nem tudo são flores, muita conversa e análise são necessárias até que o franqueado consiga atender a todos os padrões demandados pelo franqueador, ou seja, o dono da marca. Desde o ponto comercial, espaço e estrutura física, maquinário, perfil de pessoal, etc, tudo tem que estar rigorosamente de acordo com o que for determinado pelo dono da marca.

 

Algumas franquias solicitam um percentual vitalício das receitas, ou seja, você terá de repassar de forma constante e ininterrupta um percentual que pode variar de 1 a 12% em alguns casos, para o dono da marca. Em outros casos o período determinado do repasse das receitas pode ser apenas de 12 meses e, você ainda poderá ser um franqueador multiplicador, ou seja, abrir novas unidades em outras regiões.

 

Listei abaixo alguns prós e contras de trabalhar com o desenvolvimento de alguma franquia.

 

 

Prós

 

1.       Não precisa inventar um novo negócio;

2.       Já existe uma marca pronta e pré-testada;

3.       O risco é usualmente menor;

4.       Você não toca o negócio sozinho pois o franqueador o auxilia constantemente;

5.       Atendidos os padrões determinados a rentabilidade não foge ao que se espera.

 

Contras

 

1.       Ficar preso aos padrões determinados e não poder inovar;

2.       Limitações estabelecidas para crescimento e receitas;

3.       Já inicia com um sócio que pouco conhece;

4.       Participação societária pode variar ou não dependendo do dono da marca.

 

Existem franquias como a rede Spoleto e a China in Box que trabalham para que seus funcionários possam abrir franquias de suas marcas, o que geralmente costuma dar certo pois o funcionário é conhecedor profundo de todas as ferramentas e processos cotidianos da marca e está apto a gerenciar a nova unidade, pois é treinado para isso caso tenha o interesse.

 

As campeãs de rentabilidade em franquias no Brasil segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising:

 

Ranking

Marca

Segmento

Nº Unid.

 

BOB´S

Alimentação

1058

 

HERING STORE

Vestuário

610

 

AM PM MINI MARKET

Negócios, Serviços e Conveniência

1565

 

COLCHÕES ORTOBOM

Móveis, Decoração e Presentes

1828

 

HABIB’S

Alimentação

430

 

FLY TOUR

Agência de Viagens

284

 

LOCALIZA

Aluguel de Carros

1235

 

DIA%

Negócios, Serviços e Conveniência

713

 

MCDONALD´S

Alimentação

1756

 

10ª

O BOTICÁRIO

Cosméticos e Perfumaria

3635

 

Hoje o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking mundial de franquias com mais de 2.031 marcas e mais de 90 mil pontos de venda, ficando atrás da Coréia do Sul que ocupa o primeiro lugar com 2.400 marcas, em segundo lugar os Estados Unidos com 2.300 marcas e a China com 2.200 marcas em franchising. Isto de acordo com os dados do WFC – World Franchising Council.

 

De acordo com a ABF o ramo de franquias no Brasil é extremamente rentável crescendo em média 15% ao ano e sendo responsável pela lucratividade de aproximadamente 200 bilhões de dólares por ano.

 

As lojas do segmento de alimentação respondem por 50% de todo o faturamento de franquias em território nacional.

 

Vale lembrar que o negócio de franquias deve ser observado constantemente quanto a sua administração e movimento do comércio local (onde está instalado), para que a rentabilidade se mantenha sempre crescente gerando lucros e novos empregos.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

 

Fonte da Imagem: http://www.vininha.xtartweb.com.br/tag/franquia/

bottom of page