top of page

Gestão de Pessoas

 

Gerir pessoas é uma incógnita. Muitos tentam mas poucos conseguem de verdade. O que acontece é que os cursos de gestão de pessoas não mostram exatamente como a gestão é feita na prática. Os gestores são lançados no mercado apenas com a teoria e, quando vão aplicá-la vêem que a prática é extremamente diferente da teoria. Qual o motivo disso?

 

Cada indivíduo é diferente de outro. Não existem quatro ou cinco tipos de pessoas como mostram as teorias. Na prática, o comportamento de cada funcionário pode variar muito dependendo do ambiente de trabalho e do ambiente familiar. Acrescente-se a isso as situações como dívidas, problemas de saúde e questões emocionais. Vemos que é uma mistura complexa e, o gestor de pessoas só vai conseguir administrar se conseguir trabalhar com cada indivíduo como se fosse único e não parte de um grupo ou processo.

 

Não minta para seus funcionários, eles vão acabar sabendo. Eles sempre vão saber através das conversas de corredor, a chamada rádio peão, ou por alguma outra fonte. Lembre-se que nem o FBI e a CIA conseguem controlar o vazamento de informações, que dirá você dentro de sua organização repleta de pessoas, muitas vezes, inconformadas com sua situação atual. Um funcionário insatisfeito é mais prejudicial do que uma auditoria ou fiscalização em uma organização desorganizada.

 

A clareza e a transparência ao funcionário é apreciada por ele e, tem um retorno de aumento de produtividade e fidelização do indivíduo para com a organização.

 

Seja transparente com seus funcionários e trate-os como indivíduos, cada qual com suas peculiaridades. Desta forma você saberá o que esperar de cada um, bem como, qual deverá ser o comportamento da organização para com ele.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

 

Fonte da Imagem: http://escolapadrao.com.br/course/pos-graduacao-mba-em-gestao-de-pessoas/

bottom of page