top of page

Inteligência Artificial

 

Pense por um só momento que você realmente pudesse transportar sua mente com todas as suas memórias e funcionalidades intactas para um ser muito mais resistente e sem nenhum dos problemas que o ser humano enfrenta. Pensou? Pois bem, nossos cientistas já estão trabalhando nisso.

 

Primeiramente é importante que saibamos o que é inteligência artificial. AI – Artificial Inteligence ou IA – inteligência Artificial é uma idéia básica de que o computador pode pensar e escolher como o cérebro humano bem como, processar informações com a mesma velocidade que o nosso cérebro. Desde os anos 50 já se pensava em um computador com capacidade como a do cérebro humano. Desenvolveram o projeto Perceptrom em 1957, que era uma rede neural com um classificador linear. Desde então já se praticava a idéia de que o computador aprendesse sozinho a partir das informações que estivessem disponíveis a ele.

 

Então, a primeira idéia de inteligência artificial não era simplesmente um sistema de computador que mostrava dados ou os calculava, mas uma inteligência que aprendia sozinha a partir de toda e qualquer informação que lhe era permitido conhecer.

 

Ocorre que durante as duas décadas seguintes, esta pesquisa não recebia incentivos ou investimentos em virtude do conservadorismo da sociedade e, também, do temor de que a máquina viesse a substituir ou dominar a humanidade pelo excesso de conhecimento que pudesse absorver, uma vez que sua evolução não teria limites.

 

Por conta própria os pesquisadores continuavam modestamente os projetos e em 1985 houve uma explosão acerca da curiosidade com este tema. Agregaram a robótica e a nanotecnologia a esta área de inteligência artificial e novos universos neste caso puderam ser vislumbrados.

 

Hoje muitas empresas de segurança já utilizam sistemas de inteligência artificial de reconhecimento facial, ligados a base de dados de criminalidade para alertar a polícia imediatamente, tão logo o indivíduo procurado ou criminoso, adentre um local de acesso restrito. Isto também é utilizado em algumas joalherias nos Estados Unidos.

 

As redes artificiais neurais já são responsáveis por análise clinicas identificando se a pessoa está com a temperatura alta ou baixa demais e se isto indica algum tipo de enfermidade ou patologia e quais os melhores tratamentos para isso.

 

A nanotecnologia e a biologia estrutural estão unidas na pesquisa da reconstrução de tecidos e órgãos humanos. A nanotecnologia também está associada a construção de cyborgs para auxiliar nos trabalhos humanos mais estressantes, ou seja, estamos evoluindo mais rápido do que muitos imaginam. Milhares de projetos estão sendo desenvolvidos agora mesmo ao redor do globo.

 

Como vemos existem milhares de aplicabilidades possíveis para as áreas de saúde, de segurança, de educação e tantas outras. Empresas de vanguarda já saíram na frente na utilização desta nova tecnologia que pode ser utilizada em inúmeras aplicações do dia-a-dia da empresa.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Fonte da Imagem: http://science.dodlive.mil/2013/06/25/artificial-intelligence-in-mental-healthcare/

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page