top of page

Marketing Digital, SEO e Google

 

A 10 anos atrás o mercado de Marketing Digital no Brasil não era nem sequer notado, hoje o ele se mostra extremamente expressivo e eficaz.

 

Sabe-se que, de cada brasileiro que tem a intenção de adquirir um produto ou serviço, antes de sair de casa com o intuito de comprar ele vai primeiro a Internet, mais especificamente ao Google para pesquisar preço, qualidade, local e funcionalidade do que almeja adquirir.

 

90% das pessoas que compram, antes pesquisam. Antigamente esta pesquisa era feita na rua, com colegas de trabalho, amigos e vizinhos, mas agora, com a massiva tecnologia da informação ao dispor de todos, esta pesquisa é feita na Internet.

 

É impossível se falar em Marketing Digital sem se falar em SEO. O SEO – Search Engine Optimization, traduzido ao pé da letra é o MOB – Motor de Otimização de Busca. Esta poderosa ferramenta pode fazer a diferença entre seu produto ou serviço ser visto por toda a comunidade da Internet ou simplesmente nunca ser conhecido por ninguém.

 

Primeiramente você deve se perguntar porque o seu produto ou serviço, tem que ser conhecido e difundido via WEB. E a resposta é bem simples. A Internet hoje atinge diretamente 2 Bilhões de humanos e movimenta por ano em negócios, mais de 2 Trilhões de Dólares. Isso dá aproximadamente 4,5 Trilhões de reais por ano. Uma fatia desta torta pode ser sua também.

 

Até onde você iria se não houvesse limites? Pois bem, a Internet é uma plataforma infinita e sem limites. Neste universo a criatividade é potencializada, por isso considerada hoje o melhor mercado de investimento no mundo. Sem precedentes. Você pode explorá-lo gratuitamente. A Internet mudou a economia mundial para sempre e continua a ditar a direção do futuro.

 

Muitos empresários reclamam que o governo os ataca ferozmente com a carga tributária extremamente pesada. Como não conseguiremos diretamente, fazer com que o governo diminua a carga tributária em cima do empresário, que tal se conseguíssemos aliviar os impostos aumentando nossas receitas? É exatamente isso que proponho a partir de agora.

 

Empresas como a Lojas Americanas conseguiram a proeza de pegar os valores de vendas nas lojas físicas e dobrar este valor somente nas vendas do site. Lembre-se que no site você não precisa contratar vendedores e, pode atender 100 mil pessoas ao mesmo tempo. É óbvio que o volume de vendas vai ser estratosférico se você investir corretamente. Empresas como esta investem pesado em consultoria especializada para alavancar seus projetos on-line e, o resultado é inevitável. Sem falar que os retornos cobrem centenas de vezes o investimento feito com a consultoria especializada.

 

Na era da informação a distribuição de renda se dá a partir da distribuição da informação. A nova massa consumidora representada pela geração Y é muito diferente das anteriores. Este novo consumidor consome tanto a informação quanto o produto ou serviço. As empresas que fornecem maiores informações sobre aquilo que se propõem a vender, conseguem atrair cada vez mais consumidores para suas lojas. Ates de comprar um aparelho de som eu preciso saber quantos watts ele possui, se me permite equalizar o som ao meu gosto e quais as diversas funcionalidades eu terei ao adquirir este aparelho. Por esta razão os grandes empresários estão apostando na construção eficaz de seus sites, não somente para vender através deles, mas para gerar uma quantidade enorme de informação que fará atrair (por intermédio da ferramenta SEO) novos consumidores.

 

Como isso funciona afinal?

 

Primeiramente é preciso compreender que a Internet não é uma coisa simplesmente gratuita ou barata. Aqueles que não apostam em consultoria especializada e constroem um site de qualquer jeito serão apenas mais um no imenso oceano da Internet. Na construção de seu negócio, ou expansão de sua marca através da Rede Mundial de Computadores, 7 fatores devem ser levados em consideração.

 

1.       Nome do Site – O nome do site é extremamente importante pois as buscas feitas no Google, Facebook, Youtube, etc, são direcionadas ao nome do site que pode ser também a marca de sua empresa ou negócio. As grandes marcas que contratam consultoria empresarial de Branding – Gestão de Marcas, não precisam se preocupar muito com isso, haja vista já serem conhecidas. De outro lado, as marcas ainda inexpressivas no mercado precisam saber que a definição de um nome que tenha relação direta com o produto ou serviço que oferece é de vital importância para a eficácia do negócio. Uma pesquisa de marcas e patentes anterior ao lançamento do site é de suma importância para evitar dores de cabeça com processos por direitos autorais no futuro;

 

2.       Imagens – As Imagens que serão veiculadas no site também precisam ser previamente pesquisadas pela questão dos direitos autorais. Vale lembrar que a imagem serve de isca para chamar o cliente a ver o site. Ela deve ter relacionamento direto com o produto ou serviço oferecido. É importante também linkar a imagem página de compra. Vale lembrar que imagens de pessoas utilizando os produtos ou serviços que você oferece, têm um apelo maior, tendo em vista que servirá de testemunho para o consumidor, de que aquilo que você está vendendo funciona realmente;

 

3.       Informações – As informações são fundamentais para que o consumidor te encontre no universo infinito de sites na Internet. Os mecanismos de busca, dentre eles, o mais utilizado (Google), funcionam por palavras-chave, então é vital que você forneça todas as informações possíveis sobre os produtos e serviços que se propõe a vender. Por intermédio de uma pesquisa no Google eu posso te encontrar ou encontrar seu concorrente, isto vai depender de quem me deu mais informações relevantes sobre o produto. Outra coisa importante é o seguinte, quando você copia estas informações de outro site, você ajuda a melhorar o quantitativo de visitas deste outro site, pois o algoritmo do Google é inteligente e sabe quem escreveu primeiro e quem está copiando, portanto, seja original;

 

4.       Domínio – O Domínio é um nome de site que você tem que comprar na Internet. É importante que você tenha assegurado que este nome escolhido somente você terá e ninguém mais. Existem os sites de registro de nomes, nos quais você poderá pesquisar se já existe este ou aquele nome que você gostaria de dar para seu site. O passo seguinte será pagar uma taxa anual para garantir este nome com exclusividade para o seu negócio;

 

5.       Hospedagem – Deve-se tomar muito cuidado com a hospedagem de seu site. Os itens que você deverá levar em consideração são vários. A segurança contra invasões. A disponibilidade, isto é, seu site estará no ar o tempo todo ou corre o risco de cair? Se o provedor de sua hospedagem for fraco seu site pode sair do ar no momento em que seus clientes estiverem fazendo uma compra. Outra coisa importante a considerar é o espaço que terá. Sites de vendas de produtos costumam usar muito espaço para veiculação de imagens e informações, neste caso você deverá pagar um pouco a mais para garantir maior espaço;

 

6.       Software de Gerenciamento – Alguns sites de hospedagem já oferecem um bom software de gerenciamento de conteúdo para seu site. O importante aqui é verificar se, para o seu tipo de negócio, o software oferecido vai realmente ser eficaz. Existem uns que são bons para site de vendas e outros melhores para sites de serviços, outros ainda que são úteis para ambos. Nestes casos recomendo contratar uma consultoria especializada;

 

7.       Ferramenta de Busca – Por último e não menos importante, as ferramentas de busca vão indicar se o que você vende vai chegar ao conhecimento do consumidor ou se você simplesmente está desperdiçando seu tempo e dinheiro. Uma boa consultoria empresarial nesta área é fundamental para o sucesso de seu negócio. Falaremos no decorrer deste artigo como funciona o SEO na íntegra.

 

SEO – Search Engine Optimization é o conjunto de ferramentas e ações que podem ser utilizadas para fazer com que seu site seja rankeado cada vez mais ao topo dos retornos dos mecanismos de busca (Google).

 

Sabemos que existe uma maneira de ficar no topo das buscas do Google e existe um preço para isso. Os links patrocinados, ou seja, o link que paga para estar no topo não é o mais buscado. Os mais clicados ainda são os links orgânicos, isto é, os links gratuitos, que não pagam. Dados mostram:

 

·         85% das pessoas que utilizam o Google clicam nos links não patrocinados, ou seja, nos gratuitos – links orgânicos.

 

·         36% das pessoas que utilizam o Google acreditam que os primeiros links não patrocinados são os verdadeiros lideres de mercado naquele segmento.

 

·         80% de todas as buscas feitas no Google hoje são em busca de informação, o restante é referente a imagens, vídeos e atalhos. A busca por vídeos está crescendo, o que mostra uma tendência futura em vídeos.

 

Se sua empresa ainda não possui a política de criar vídeos promocionais deveria repensar rápido, pois a tendência futura é que as pessoas parem de ler e busquem suas referências a partir dos vídeos promocionais. Contratar uma consultoria neste sentido para a produção de vídeos de publicidade a baixo custo e criar um canal gratuito no Youtube é de suma importância para garantir o futuro de seus negócios.

 

Como funciona a busca?

 

O Google é o gigante da Internet que capta todos os dias milhões e milhões de buscas que as pessoas inserem nesta ferramenta de busca e não somente isso, mas ele trata os dados. De forma que ele sabe o que as pessoas estão procurando comprar, vender, negociar, enfim, o Google possui a capacidade de direcionar os negócios estreitando o relacionamento cliente e fornecedor independente de localidade, país, fronteira.

 

O robô do Google navega por todos os sites que ele encontra na Internet. Cada link que ele enxerga é salvo num índex. Na medida em que estas páginas ligam umas as outras através de links o algoritmo – Page Ranking – determina a relevância de cada uma das páginas coletadas através de seus conteúdos, quanto a relevância dos mesmos.

 

Quando se faz alguma pesquisa no Google por qualquer “palavra chave”, o algoritmo rankeia as páginas que possuem aquela palavra pesquisada e, mostra na tela de acordo com os links e número de vezes em que a palavra aparece. Porém, a quantidade de vezes em que a palavra é repetida não determina a posição no ranking e sim, sua relevância para o conteúdo.

 

O Google avalia conteúdo, qualidade e quantidade. Se você tem uma página sobre consultoria, seus textos e artigos devem falar de consultoria e do universo que envolve a consultoria. A qualidade do texto, isto é, a relevância também é analisada e, a quantidade, ou seja, textos mais longos e com explicativos e links também relevantes são bem considerados.

 

Outros sites devem ter links que direcionem para a sua página, seja por imagem ou texto, não importa, quanto mais links melhor. Isso aumenta o índice de relevância dos itens que você veicula.

 

Quando for publicar artigos de outras pessoas certifique-se de que este artigo não está em nenhuma outra página, que seja original caso contrário, o Google pode considerar cópia e você cairá no ranking rapidamente, fazendo com que o site que continha a informação original suba imediatamente no ranking do Google.

 

Alguns itens devem ser considerados acerca do SEO em seu site, tais como:

 

1.       Título

Colocar no nome da página (link) e no topo da página a palavra chave que é buscada pelas pessoas no Google.

 

2.                  Categoria

Ao invés de códigos internos para identificar a categoria do produto ou serviço, a categoria deve ser colocada pelo nome dela, por exemplo: ao invés de ser cat385 colocar categoria eletrônicos – se for para produto. O importante aqui é trabalhar com as palavras que podem ser procuradas, pois o Google não busca números ou imagens para rankeamento.

 

3.                  Nome do Produto

Nunca abrevie o nome do produto, lembre-se que na pesquisa por celular Nokia, a pessoa não vai digitar celnk5800, ela vai digitar “Celular Nokia 5800”, portanto na URL da sua página tem que estar assim: www.seusite.com.br/categoria/celular/nokia5800

 

4.                  Descrição do Produto

Nunca copie e cole a descrição de um produto, pois o algoritmo do Google sabe qual foi o primeiro site que criou e indexou aquilo como conteúdo. Todos os outros sites que copiaram e colaram esta mesma descrição vão colaborar para que o site original (do concorrente) seja melhor rankeado no Google e, seu site é penalizado, ou seja, ele cai no posicionamento no Google. O Google prima pela originalidade, nunca se esqueça.

 

5.                  Descrição do Fabricante

Dado totalmente irrelevante. Seu visitante chega no seu site não através do fabricante, mas através de busca. Com isso você dá a opção para o seu consumidor de ir direto no fabricante para comprar fazendo dele mais um concorrente.

 

Palavras-Chave

 

Uma coisa extremamente importante é saber quais são as palavras chave mais procuradas para usar nos títulos e no conteúdo do site para receber mais visitas. Você pode abrir o Google e digitar a palavra “consultoria”, imediatamente o Google vai sugerir outras palavras relacionadas para sua busca, estas palavras sugeridas são as mais buscadas neste sentido. Outras ferramentas indicadas pra descobrir palavras-chave são:

 

·         Google Trends;

·         Google Suggests;

·         Google Analytics;

·         SemRUSH

·         Google Adwords;

·         Google Adsense.

 

É fato que algumas destas ferramentas são pagas, porém outras são gratuitas e, um profissional da área conseguirá as informações de que você precisa sem precisar contratar nenhum software pago, utilizando-se apenas das ferramentas gratuitas para isso.

 

O Marketing Digital não é somente uma tendência, mas uma saída para a crise que a movimentação do mercado tem gerado para os empresários. O empresário que não aposta na consultoria nesta área, deve pensar em fechar suas portas dentro em breve. Falo de consultoria não só porque sou um consultor empresarial, mas também porque uma pessoa que não entende do assunto, ao tentar executar isto, mesmo com todas as informações que eu disponibilizei aqui, ainda vai estar como um cego andando em meio a vultos. Sai na frente quem se permite pagar o preço e, deixe-me dizer que o preço é ínfimo se comparado ao retorno que trará em resultados para sua empresa ou negócio.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Fonte da Imagem: http://socialmediaimpact.com/increase-seo-5-great-tips-boost-seo-rankings/

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page