top of page

Nanorobótica e Biotecnologia

 

A serviço do futuro novas agendas são criadas e novas prioridades são estabelecidas no ramo da pesquisa da longevidade. A era da informação nos trouxe uma maior velocidade nos avanços tecnológicos, de forma que nos próximos 2 (dois) anos avançaremos 40 (quarenta) anos nas pesquisas para desenvolvermos soluções melhores para todas as enfermidades ou patologias que acometem o homem hoje.

 

Os avanços na nanotecnologia, robótica e biotecnologia mostram que estamos caminhando de forma muito rápida para a simbiose do humano com o cyborg. Hoje já usamos partes construídas para nos auxiliar, como as próteses de pernas, braços, mãos, os aparelhos auriculares que nos ajudam a ouvir melhor, microchips implantados que melhoram nossa visão e ajudam a diminuir os sintomas do mau de Parkinson e, por ai vai.

 

Gigantes da tecnologia como a Google e a NASA investem pesado, com o auxílio do governo Norte Americano em pesquisas neste segmento. Um rio de bilhões de dólares são investidos a cada ano e os avanços se mostram promissores.

 

A evolução tecnológica nos permite melhorar nossas plantações, mudar geneticamente o trigo para que aproveitemos mais ainda da mesma quantidade de comida e não para por ai. Cientistas de todo o mundo pesquisam a fundo a Inteligência Artificial auto-suficiente, capaz de se melhorar e crescer numa velocidade ainda inimaginável com vistas a auxiliar a raça humana na busca da tão sonhada imortalidade.

 

Muitas discussões éticas já foram promovidas, principalmente no ramo da genética e uso de células tronco para o desenvolvimento de novos e melhorados órgãos e tecidos para o corpo humano. Aparentemente não teremos um limite nestes estudos até que alcancemos o objetivo proposto que, se distancia mais e mais da ficção científica e vai ganhando a realidade em novo universo humano do dia-a-dia.

 

O impacto desse movimento tecnológico para e economia mundial é tão imenso que não dá pra mensurar. Sabemos que novos profissionais estão nascendo e uma área totalmente nova está sendo criada no âmbito da pesquisa e controle. A medicina está se misturando com a robótica, a biotecnologia está gerando novas dimensões de interação com a medicina e o corpo humano, a tecnologia está alcançando aos poucos as redes neurais e o cérebro humano.

 

As empresas que estão apostando neste setor agora deve colher seus frutos a longo prazo porém, será um investimento que trará um retorno sem precedentes na história da indústria de consumo. Os produtos gerados com estas parcerias vão gerar uma tendência contínua que não vai mais parar de evoluir e, a indústria do consumo vai mudar em escala global.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page