top of page

Não Possuímos nem o que é Nosso!

 

Não sei se você sabia, mas uma boa parte dos seus bens não é sua. O quê? Como assim? Vou explicar. Pense na sua casa, no seu carro, na sua televisão, no seu aparelho de telefone e no seu computador.

 

Você comprou eles certo? Foi com dinheiro suado do seu trabalho e agora você é o dono certo? Errado. Pensemos na tão sonhada casa própria ou apartamento próprio. Todo o ano, se você quiser continuar com a sua casa, você tem que pagar ao governo o IPTU. O IPTU é o que você vai pagar pra sempre enquanto quiser que sua casa fique no seu nome. Se você deixar de pagar, este débito vai pra dívida ativa e aumenta até que o governo tome a sua casa. É claro que os impostos são necessários para nos dar segurança, mobilidade e pra auxiliar as administrações a manter organizado o espaço onde moramos e vivemos. Mas temos pouca segurança, pouca mobilidade e quase nenhuma organização do espaço territorial.

 

Vejamos agora o seu carro. Muitas vezes você junta um dinheirinho, dá uma entrada e fica durante alguns anos pagando uma parcela fixa para ter um carro pra chamar de seu e agora se ver livre de contas certo? Errado. Você tem que pagar o seguro do carro, as revisões mensais, o IPVA, o Seguro obrigatório, o licenciamento e a placa. Você paga o seguro porque o governo não pode garantir indenização caso roubem ou batam em seu carro. Você paga as revisões mensais porque os carros estão durando cada vez menos. Os impostos você paga para ter uma boa sinalização, estradas limpas e sem buracos e capacidade de ir e vir. O problema é que você não tem segurança, sinalização, as estradas estão cheias de buracos e quando chove elas inundam. Acho que com todo o dinheiro dos impostos e com as multas que geram bilhões para o governo todo o ano, ainda é pouco para resolver estes problemas.

 

Televisão, telefone e computador precisam de um pacote de serviços para funcionar. Se você não pagar a TV a cabo muitas vezes não consegue pegar nem a TV aberta. Se não pagar um pacote de telefonia para que servirá seu smartphone caríssimo? Se não pagar a internet vai fazer o que com o seu computador?

 

Realmente parece que tem algo errado. Tudo o que eu comprei e que agora é meu, eu preciso pagar uma taxa pra alguém pra eu poder usar. Não estou falando apenas dos impostos que não são utilizados como deveriam, estou falando de serviços particulares que não deveriam ser necessários. Isso porque eu nem falei dos planos de saúde hein? Pra deixar claro, não sou contra os impostos, são realmente necessários, sou apenas contra o uso que é feito deles.

 

Só Deus para ajudar o Brasil. Que Deus nos abençoe.

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page