top of page

O Legado Empreendedor da Copa do Mundo

 

Além do espetáculo da Copa do Mundo no Brasil, que é considerado o País do Futebol, o evento promete um enorme legado de infra-estrutura, bem como, um legado econômico que fará alavancar o mercado brasileiro.

 

Agora, imediatamente algumas perguntas vêm a nossa mente. Como se dará a distribuição deste legado? Como esta nova infra-estrutura beneficiará o empresário? Novos negócios serão gerados? As novas empresas criadas conseguirão se manter após o primeiro ano, terminada a Copa do Mundo?

 

Pretendo responder a todas estas perguntas sem a pretensão de fazer uma previsão futura de mercado. Farei apenas uma análise contundente do que ocorreu durante a preparação para a Copa, durante a Copa e, o que poderá ficar após o término da Copa. Não pretendo entrar no mérito do quantitativo de dinheiro gasto e se o governo está certo ou errado com isso, minha análise vai ser direcionada apenas ao legado empreendedor que será deixado ao Brasil.

 

Primeiramente precisamos analisar qual o verdadeiro impacto da infra-estrutura criada para a sociedade e para a economia brasileira. Para o serviço de transporte público foi investido cerca de 30 bilhões de reais. Para os aeroportos pouco mais de 6 bilhões de reais, inclusive a concessão ao setor privado. Tivemos investimentos também na infra-estrutura de comunicação e segurança pública com o auxílio e mobilização de tropas do exército.

 

Antes de mais nada podemos dizer que o empresariado brasileiro não foi corretamente preparado para aproveitar a grande oportunidade com estes investimentos, ou seja, não houve uma conscientização dirigida aos empresários, de forma que eles pudessem investir corretamente e, aproveitar melhor estes investimentos.

 

Com a criação de novos estádios, preparados para mega-eventos, o Brasil passa a se tornar um dos principais países preparados estruturalmente para abarcar eventos mundiais e, oferece estádios preparados para este fim. Não são somente shows musicais com estrelas internacionais que trarão dividendos para nós, mas também todo o tipo de evento internacional e feiras que encontrarão no Brasil uma estrutura mercadológica e de realização pronta.

 

Não temos dúvida alguma que todo o investimento em infra-estrutura de transporte público melhora o comércio, uma vez que permite o deslocamento e a movimentação dos consumidores nos grandes centros comerciais. O comércio movimentado permite a manutenção de empregos e a geração de novas vagas de trabalho.

 

Os aeroportos são importantes, não somente porque eles trazem consumidores estrangeiros, mas porque novos investidores estrangeiros virão e certamente investirão aqui no País. Novas startups estão sendo criadas e alimentadas pelo Venture Capital trazido do exterior.

 

Agora, você pode estar me perguntando como pode fazer parte disso tudo. Muitos sites que trabalham com startups e venture capital estão organizando encontros entre os empresários e as novas idéias para a criação de novas empresas e novos negócios estão sendo fechados a todo o momento. Se inscrever nestes eventos vale muito a pena.

 

Muitas pessoas não vão conseguir aproveitar este legado empreendedor que a Copa do Mundo no Brasil já está proporcionando porque isso não foi difundido por igual no Brasil, porém, os grandes centros comerciais como São Paulo e Rio de Janeiro estão bastante movimentados em relação ao fechamento de novos negócios, não somente de investidores estrangeiros, mas muitas parcerias nacionais estão se fechando com o intuito de aproveitar a oportunidade da Copa do Mundo.

 

Além de se inscrever nos sites, instituições como o SEBRAE Nacional estão preparadas para orientar o empreendedor neste sentido.

 

O empresário que se sentir perdido mas ainda tem intenção de participar destas rodadas de negócios e encontro de empreendedores com investidores, pode procurar consultoria especializada para não ficar de fora.

 

As oportunidades de negócios já estão acontecendo em todo o país, mas as instituições nacionais que trabalham com o empreendedor não tiveram a preocupação em fazer com que a informação chegasse até o empresário. Não se desespere, ainda há tempo, nós da  estamos aqui para te ajudar. Queremos estreitar o espaço que existe entre o cliente e o fornecedor, produzir novos negócios e fazer a economia brasileira girar.

 

É importante frisar que se o empreendedor não investir na manutenção de seu negócio com consultoria especializada e investimentos no seu crescimento, o negócio poderá enfraquecer, pois a onda que esquenta hoje o mercado consumidor não vai durar pra sempre. A Copa do Mundo no Brasil tem prazo pra acabar, mas o empreendedorismo tem que continuar.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Fonte da Imagem: http://www.rennovario.org/e-o-legado-da-copa/

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page