top of page

PIB Produto Interno Bruto

 

O que é PIB. A sigla determina o Produto Interno Bruto de um País, ou seja, a soma de todas as riquezas produzidas por um país durante um ano inteiro.

 

As riquezas que são produzidas dentro do Brasil fazem parte do PIB brasileiro e ditam o rumo da economia para nós. Mesmo as riquezas que são fruto de exportação e importação, isto é, tudo o que o país produziu com o comércio exterior também faz parte do PIB.

 

O PIB também serve para comparar as economias do Brasil com as de outros países e comparar os anos para se ter um indicativo de acréscimo ou decréscimo da economia. Isto tudo municia o governo e a fazenda nacional para tomar as iniciativas e atitudes necessárias para manter o país crescendo.

 

Vale lembrar que o PIB está vinculado não somente a produtos, mas produtos e serviços pois ambos geram riquezas. No ano de 2013 o PIB brasileiro chegou próximo dos 5 trilhões de reais. E para que serve saber este valor?

 

Sabendo quantitativamente os valores de riquezas produzidas por ano no país, conseguimos, com a publicação destas informações, ter um aumento no número de investimentos no país, especialmente sobre a aquisição de títulos do tesouro por investidores nacionais e internacionais; Podemos identificar os crescimentos na geração de novas vagas de emprego; Novos investimentos internos para que o crescimento econômico do país continue se mantendo.

 

A verdade é que, quanto mais produzimos em riquezas, sabemos que o consumo, investimento e vendas também estão aumentando, fazendo girar a economia e não só gerar mais emprego e mais renda, como também manter girando o ciclo de produção, compra e venda. Isto beneficia a população como um todo.

 

Vale lembrar que estes dados não estão ligados com a arrecadação tributária do governo com os impostos, que é o que permite que o governo trace suas metas de investimentos com base no que o tesouro nacional já possui. Mas vale frisar que somos campeões mundiais em arrecadação com impostos passando fácil de um trilhão de reais por ano.

 

Em síntese, uma economia em expansão, isto é, com o crescimento contínuo do PIB conseguem ser mais competitivas no exterior, fechando mais contratos e se desenvolvendo ainda mais. Isto também acontece com as empresas que, ao expandirem suas atividades, fazem com que a notoriedade de seu crescimento atraia mais e mais investidores dispostos a assumir riscos para fazerem parte deste grande e lucrativo retorno.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page