top of page

Plano de Carreira

 

O que aconteceu com o planejamento da vida profissional? Porque hoje ninguém mais se planeja? As empresas continuam permitindo que os funcionários entrem nelas e lá mesmo se aposentem? Tentaremos responder estas e outras perguntas no decorrer deste artigo.

 

O que mudou para as empresas e para os funcionários? A uns 30 anos atrás o empregado ainda entrava na empresa imaginando que poderia se aposentar nela mesma. A maior ambição do funcionário era esta, as promoções não acontecia como ocorrem hoje. O aumento da produtividade era irrelevante uma vez que não haviam muitos concorrentes e sempre tinha mercado consumidor para os produtos. Hoje é muito diferente. O funcionário entra na empresa imaginando ser promovido em questão de meses. Trabalha com medo pois pode ser demitido a qualquer momento e tenta produzir o máximo que puder para ser reconhecido com mais rapidez. A concorrência é extremamente eficaz e a briga por consumidores ilustra as estatísticas diárias. A pressão em cima da equipe é intensa e desleal.

 

Esta mudança gerou mais ou menos vagas no mercado de trabalho? Por um lado, a evolução tecnológica fez com que os computadores fizessem o trabalho de dezenas e até centenas de trabalhadores, fazendo com que durante um determinado período as vagas diminuíssem. Posteriormente cresceu o número de empresas que precisava de funcionários especializados na operacionalização de maquinas e computadores. Neste sentido uma coisa acabou compensando a outra.

 

Como planejar minha carreira? Existem muitas formas de planejar uma carreira, porém alguns passos tem de ser considerados. Primeiramente escolha uma profissão. Pense em algo que gosta e tente conversar com pelo menos três profissionais que já atuam nesta profissão. Questione acerca dos prós e dos contras. Analise bem a situação e identifique se está de acordo com o seu perfil. Nem sempre aquilo que achamos divertido é realmente interessante para nós.

 

O segundo passo é estudar e se qualificar tanto na teoria quanto na prática. Buscar uma instituição de ensino séria e reconhecida pelo MEC é fundamental. Muitas empresas pesquisam em qual faculdade você estudou e se a instituição é credenciada junto aos órgãos de fiscalização de ensino.

 

Dentro de sua área de atuação, liste as empresas que necessitam de profissionais de sua área e atuam a algum tempo neste segmento. Empresas que são referência no mercado costumam poder oferecer benefícios e um bom plano de carreira que o fará crescer dentro de sua profissão.

 

Avalie também a possibilidade de ser um empreendedor e oferecer o serviço de forma autônoma. Muitas profissões tem mais demandas quando o serviço é oferecido diretamente, o que gera uma quantidade menor de obrigações de ambas as partes (empregado e empregador).

 

Enfrente a concorrência. Saiba que, por melhor que você seja em sua profissão, sempre haverá alguém tão bom ou melhor que você. A propaganda neste caso realmente é a alma do negócio. Trabalhe bem sua imagem como profissional e sempre haverá serviço disponível.

 

Não planejar significa deixar que as coisas aconteçam ainda que não sejam como você quer e isso trará mais riscos do que tranqüilidade. Isto serve tanto para o trabalhador quanto para a empresa. O planejamento quando bem feito gera resultados acima do esperado.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Fonte da Imagem: http://hwcorp.wordpress.com/2012/03/27/voce-sabe-quais-os-maiores-erros-ao-elaborar-um-plano-de-carreira/

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page