top of page

Prospectando Clientes

 

A arte de atrair pessoas ou simplesmente prospectar novos clientes para sua empresa ou negócio não é nada simples, pois ela esbarra também na necessidade de manter os clientes que já atuam junto a empresa. Pois de nada serviria uma empresa que se preocupa unicamente em aumentar o número de novos clientes e, ao mesmo tempo, perder para seu concorrente a leva de clientes já fidelizados.

 

Aliás a fidelização atualmente quase inexiste, num mercado extremamente competitivo e desleal, seu consumidor quer e precisa experimentar algo novo assim que ele aparece e, infelizmente não tem como lutar contra isso, mas tem como impedir que ele te deixe e vá de vez para o concorrente ao mesmo tempo em que você atrai novos consumidores para o seu negócio.

 

Não é uma tarefa simples, você deve sempre oferecer algo em troca da fidelidade do seu cliente, pois a troca é a palavra do momento. Algumas empresas internacionais que trabalham com cosméticos e perfumaria já estão fazendo do cliente um vendedor e distribuindo comissões simplesmente para que ele continue consumindo de forma fiel seus produtos.

 

Funciona da seguinte forma: Eu tenho uma empresa de cosméticos e perfumaria e tenho certamente alguns clientes fixos que são ligeiramente fiéis ao meu produto. Pois bem, para estes clientes eu ofereço o cargo fictício de vendedor, ou seja, é como se o perfume que ele compra de mim todo o mês ele o estivesse vendendo. Portanto eu dou uma pequena comissão a ele que, na maioria das vezes, ele opta por ter em desconto ou em bônus para novos produtos em minhas lojas. Se a comissão dele for de 5% em cima do perfume que ele compra de mim por 100 reais (exemplo), ele passa a me pagar apenas 95 reais ou, a cada 20 compras ele ganha uma de graça. Se parar pra pensar isso é extremamente rentável, afinal você pode ter um vendedor (apenas a caráter de titularidade) sem pagar nenhum salário e ao mesmo tempo manter um cliente fiel.

 

Você imediatamente diria que isso é muito pouco certo? Errado! Este cliente diz a seus irmãos, filhos, tias, etc, o que ele está fazendo e os demais também se interessam por comprar mais barato ou para ganhar seus bônus mensalmente ou anualmente como preferirem. Logo eu terei um batalhão de novos vendedores e clientes que antes não compravam meu produto e não me eram fiéis.

 

Isso funciona quase como se fosse um networking, mas não é assim porque ninguém perde, o cliente só compra o que consome, porém alguns resolvem adquirir em larga escala para revender. Quanto a isso não tem problema algum, aliás, ele sabe que a cada 20 unidades que ele adquirir ele poderá ganhar uma gratuitamente, portanto se ele comercializar 20 unidades por mês terá sempre um perfume grátis todo o mês para poder usar e seu consumo vira economia e não mais um gasto como era antes.

 

Imagine se esta tendência se intensifica? O padeiro vai ter que oferecer algo para seu cliente continuar comprando o pãozinho todos os dias e com o devido tempo seu consumo pode ser gratuito dependendo de quantos clientes novos ele puder indicar.

 

Sendo assim você como empresário poderá vender muito mais e ter que aumentar sua produção comprando a loja vizinha ou abrindo franquias ou simplesmente novas filiais.

 

É evidente que esta é somente uma das milhares de formas e estratégias para se prospectar clientes.  

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page