top of page

Psicologia dentro da Empresa

 

Uma nova tendência organizacional vem crescendo dentro das empresas e organizações, é a utilização de técnicas e ferramentas da psicologia dentro das empresas.

 

Os administradores e empresários vem adotando uma postura diferente em relação a resolução de problemas dentro das empresas, utilizando-se de técnicas e ferramentas dentro do rol de possibilidades que a psicologia oferece.

 

Até algum tempo atrás os empresários preferiam demitir os funcionários que apresentassem problemas, porém, o custo com a alta rotatividade de empregados, bem como, os processos trabalhistas estavam pesando muito nos relatórios financeiros e nos balanços da contabilidade. Desta forma a solução que se apresenta com maior eficácia é o tratamento individual deste ou daquele funcionário.

 

O que os administradores não compreendiam, uma coisa comum hoje em dia, que diversos funcionários entram nas empresas não atraídos pela vaga em si, mas pelo salário. Isso fazia com que uma pessoa com um perfil administrativo, acabava assumindo um posto da área de vendas. Uma pessoa com um perfil de atendimento a pessoas era colocada para fazer serviços burocráticos. Isso só dava certo por um determinado tempo, depois os problemas começavam a surgir.

 

O fato de uma pessoa não atender a um determinado perfil e trabalhar num setor que demande certas habilidades e uma personalidade específica, faz com que o funcionário se sinta numa prisão, da qual não pode sair pois tem que sustentar sua família. O problema é que a produtividade vai ser baixa ou quase nula em casos como este. Qualquer coisa pode servir para gerar conflito dentro do setor e, por ai vai.

 

O Departamento de Recursos humanos optou por fazer uma re-análise de perfil para orientar a carreira do funcionário que está alocado num local errado.

 

É claro que, ao fazer isso, o RH dá um atestado de incompetência, pois terá de assumir que errou no ato da contratação, assumindo que admitiu um funcionário mesmo sem ter o perfil adequado para aquele cargo ou função.

 

Independente de qualquer coisa, esta tem sido a melhor opção, pois, o funcionário inserido no local correto trabalha realizado e produz muito mais. Já o funcionário alocado no local errado deixa de produzir e gera conflitos.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

 

Fonte da Imagem: http://pt.wix.com/blog/2012/11/psicologia-para-pequenos-negocios/

bottom of page