top of page

Psicologia e Matemática

 

Após a 2ª Guerra Mundial foi necessário aplicar cada vez mais a matemática em todas as áreas da sociedade para que tendências e comportamentos pudessem ser calculados com base em fórmulas que tivessem o mínimo de percentual de erro possível.

 

Os cálculos de probabilidade hoje em dia são utilizados para todas as coisas, isto é, qual a probabilidade de eu me dar bem comprando ações desta ou daquela empresa e quais são as variáveis, ou seja, o que pode influenciar na alta ou baixa do preço e, como estas coisas podem sofrer mudanças a partir de determinadas alterações de percepção.

 

Com o comportamento humano não seria tão diferente, podemos calcular a probabilidade das pessoas se revoltarem ou apoiarem este ou aquele governo e etc.

 

Estudos aprofundados do comportamento humano e a neurociência auxiliaram a determinar padrões matemáticos da ocorrência de determinados fatores. Vou tentar dar um exemplo bem simples: Se os recursos naturais básicos como água e alimentação começam a ficar escassos numa determinada região, como as pessoas iriam se comportar e, quais os limites que deveriam ser transpostos para que o roubo e o homicídio começassem a ocorrer? Em que momento as pessoas iriam migrar para outra região e quais seriam estas pessoas? Quem ficaria para lutar e etc.

 

Com base nestes estudos pode-se prever, com uma certa assertividade o que pode acontecer com determinados governos locais e regionais, como uma determinada parcela da população vai se comportar com o frio e o calor, qual o ponto determinante que pode ocasionar revoltas armadas ou não, enfim, o céu é o limite.

 

Pesquisadores estão aplicando estes cálculos matemáticos na psicologia comportamental para tratar pessoas individualmente e pequenos grupos. Dentro de empresas não é tão difícil como se pensava, mudar o jeito de pensar e o comportamento de funcionários, fazê-los mais pró-ativos do que antes e vestirem definitivamente a camisa da empresa.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

 

Fonte da Imagem: http://unetshopping.com/

bottom of page