top of page

Reconhecer Aumenta a Produtividade

 

Porque será que o Reconhecimento é tão importante para as pessoas? Será mesmo que além do salário no final do mês precisamos nos sentir bem no local que passamos a maior parte do nosso tempo de vida útil?

 

Muitos empresários desconhecem a importância de reconhecer o funcionário por um bom serviço prestado. Grande parte acredita que, já que ele é pago para isso, não precisa reconhecer ou elogiar, afinal é uma obrigação remunerada e pronto certo? Errado!

 

Em pesquisas de clima organizacional, a falta de reconhecimento tem tido o maior número de reclamações em mais de mil empresas pesquisadas no Brasil e no mundo. Os trabalhadores sentem falta de um simples cumprimento ou tapinha nas costas por terem executado um bom trabalho. De fato o calor humano faz muita falta para o colaborador. 40% de todas as reclamações coletadas são diretamente ligadas ao tratamento frio e falta de reconhecimento dentro das empresas. Em contrapartida, apenas 0,4% das pessoas elogiaram as atuações de suas empresas no sentido de reconhecer o trabalho executado.

 

Imagine que o funcionário fica mais tempo com os colegas de serviço do que com a própria família. Quando está em casa, e não está dormindo, ainda fica com a mente no trabalho por se tratar de uma obrigação e, fica pouco tempo com os que ama e considera. A maior parte do tempo está trabalhando pra gerar os resultados pelos quais é constantemente cobrado, sem ter sequer estabilidade pra garantir que o emprego estará lá no dia seguinte.

 

Como se não bastasse toda esta instabilidade ainda tem o chefe distante com a imagem de um bloco de gelo que nem sequer tem interesse em saber como está o emocional do funcionário, o que aliás, influencia diretamente em sua produtividade. Parece que o universo corporativo anda contra o funcionário e a favor da empresa.

 

A relação entre as pessoas está esfriando e isso tem impactado dentro das empresas de uma forma que os empresários não estão gostando.

 

Mas isso nem sempre é culpa do empregador, muitos deles nem sequer sabem o que ocorre no interior de suas empresas. As conversas de corredor podem dar um indício disso, mas mesmo assim são insuficientes. O departamento de recursos humanos pode implementar uma avaliação interior, na qual os funcionários e chefes se analisam uns aos outros, mas ainda assim o medo impera. O funcionário pensa que se falar algo ruim acerca de seu superior imediato poderá ser demitido. Neste sentido o RH deve ter cuidado para que os superiores não saibam quem falou o que de quem. O anonimato deve ser mantido a todo o custo para que os dados coletados sejam genuínos e possam gerar indicativos verdadeiros do clima interno da empresa.

 

Hoje, grande parte das empresas sofrem com a ausência de processos de avaliação interna. Isso não só prejudica a produtividade, mas faz com que muitos funcionários se sintam sub-utilizados em seus postos de trabalho. Isto tudo vai minando a empresa de dentro pra fora, pois os colegas de setor também sentem o sofrimento de seus amigos na empresa.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Fonte da Imagem: http://portalnetworking.com.br/artigos/em-busca-do-reconhecimento/

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page