top of page

Semana com três dias de Trabalho

 

Seria uma utopia interessante se não fosse pelo risco de destruir a economia. Pois bem, a semana com três dias de trabalho foi uma sugestão de ninguém menos que o bilionário Carlos Slim, somente o segundo homem mais rico do mundo.

 

Segundo Slim, o tempo que não fosse gasto nestes três dias de trabalho, ou seja, os quatro dias restantes da semana, deveriam ser utilizados em descanso e aumento na qualidade de vida das pessoas que iria certamente, incrementar a produtividade dos funcionários nas empresas.

 

É certo que, para os grandes executivos este tipo de regalia pode ser até considerada, mas para os pobres mortais que trabalham de sol a sol isto é inconcebível.

 

Para se ter uma ideia, os dias da copa do mundo e os enormes feriados criados para este período aqui no Brasil deixaram um pequeno rombo na economia brasileira que trará graves conseqüências para o fechamento do ano. Imagine então se fossem somente três dias de trabalho por semana.

 

Por outro lado, se bem orientado e devidamente controlado com escalas de trabalho, o período trabalhado para o descanso, poderia trazer um retorno a médio prazo de aumento na produtividade geração de maiores resultados no final.

 

Estima-se que, um trabalhador que opere de segunda a sexta, trabalhando em horário comercial, com uma hora de almoço, trabalha oficialmente 9 horas por dia e 45 horas por semana. Pois bem, as horas de trabalho líquidas são somente 60% deste valor, ou seja, a cada 10 horas trabalhadas, 4 horas são improdutivas. Temos então 18 horas por semana ou dois dias que pagamos ao funcionário para ele não produzir. Soma-se a isso o sábado e o domingo, então o trabalhador executa de fato seu serviço apenas 3 dias por semana. O problema é que os dias que não damos a ele, obrigamos que ele esteja nas dependências da empresa, muitas vezes perdido em sua cadeira, sem conseguir executar o que precisa.

 

Na verdade são muitas as teorias, mas o estudo do comportamento funcional nos diz que muita coisa ainda precisa ser revista dentro das empresas para que a produtividade aumente, porém o pensamento atrasado de alguns empresários e administradores impedem que isso aconteça, prendendo a empresa num loop de improdutividade sem fim.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page