top of page

Terceirização uma Tendência

 

A terceirização não é apenas uma tendência, é considerada um novo modelo de negócios entre as empresas que estão na vanguarda do mercado.

 

Os analistas de negócios mais gabaritados no mundo insistem em dizer que num futuro breve as empresas abrirão mão de seus departamentos para contratar consultorias e terceirizarem os serviços, uma vez que os custos diminuem e a especialização aumenta.

 

Hoje em dia, especialmente aqui no Brasil, os serviços de conservação e limpeza, bem como o de segurança, já são terceirizados e, não para por ai, as empresas já estudam com suas consultorias em terceirizar o departamento de finanças e cobranças e, o departamento de recursos humanos e de pessoal.

 

Agora você deve estar se perguntando por qual motivo a empresa deixaria outras empresas especializadas fornecerem os serviços dentro de suas dependências. Elas não perderiam, de certa forma, o controle sobre seus funcionários? A resposta é não!

 

Primeiramente devemos entender que no futuro as empresas não mais terão quadro de funcionários. Toda a dor de cabeça com contratação, demissão, recrutamento e seleção e etc, ficarão a cargo das empresas terceirizadoras de mão-de-obra.

 

Os encargos trabalhistas e a carga tributária no Brasil estão especialmente pesadas para o empresário continuar arcando com todas estas custas, mas esta não é a única razão. Terceirizando o empresário pode ter especialistas trabalhando para ele. Os funcionários podem ser melhor remunerados, abre um mercado para novas empresas e amplia um nicho a ser explorado.

 

O governo hoje é o que mais aproveita a mão-de-obra terceirizada, principalmente nos ramos de limpeza e conservação.

 

Os escritórios de advocacia e, as grandes firmas de consultoria jurídica já mantêm em seus arquivos uma enorme carteira de clientes empresariais, pois vale muito mais a pena para a empresa pagar somente quando houver a necessidade de usufruir dos serviços de um profissional da área de direito do que contratar um e pagá-lo mensalmente por um serviço que usualmente a empresa não precisa.

 

É evidente que para contratar uma consultoria é preciso antes de mais nada, saber se os profissionais oferecidos são verdadeiramente especialistas e tem o perfil para executar as tarefas demandadas pela empresa.

 

Sabemos que uma coisa é certa, com a terceirização ambos ganham, tanto a empresa que contrata, quanto a empresa que concede os profissionais, quanto os próprios profissionais que executam o serviço, pois estarão livres para desenvolver outras atividades e aumentar sua remuneração, uma vez que o vínculo trabalhista estabelecido – em muitos casos – se dá apenas temporariamente, fazendo com que aquela mão-de-obra específica fique disponível para quando for necessária.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page