top of page

Topo do Ranking

 

Vocês vão ver inúmeros artigos ensinando as empresas a chegarem no topo do ranking, mas a verdade é que ninguém consegue chegar no topo seguindo as orientações antigas que ainda vigoram hoje em dia. Com a mudança do mercado, novas idéias e novas orientações tem de ser consideradas.

 

OBSERVAR: O primeiro ponto é observar o segmento no qual você está alicerçado. Você sabe qual a sua posição em seu segmento de mercado em relação aos concorrentes? Qual empresa ou organização ocupa hoje o primeiro lugar e porque isso ocorre?

 

Quando você consegue determinar seu segmento com todas as subdivisões, você saberá exatamente em que está trabalhando. Isso é importante porque várias empresas hoje em dia acreditam que diversificar, ou seja, atacar em todos os segmentos é o que vai garantir lucratividade e, isto está errado. As empresas que atiram para todos os lados nunca vão conseguir consolidar seu nome no mercado. Você sabe que a Mc Donalds atua no ramo da alimentação e, é segmentada pelo Fast Food. Você não vê a Mc Donalds vendendo roupas ou serviços de consultoria empresarial certo? Você sabe que a Apple atua no ramo de eletro eletrônicos e atualmente trabalha com portáteis e mobilidade. Você não vê a Apple tentando se aventurar no ramo do Fast Food só porque dá dinheiro certo?

 

Após definido qual o seu ramo de atuação e seu segmento de trabalho, você precisa saber aonde está em relação a aquelas empresas que fazem o mesmo que você, isto é, seus concorrentes diretos. Eles vendem mais ou menos do que você? Sua marca é mais conhecida ou menos conhecida? Ele consegue a atenção de seus clientes? Qual seu lugar no Ranking?

 

Busque quem está no topo. Procure saber qual a empresa líder neste mercado no qual você atua e estude ela a fundo. Procure saber de suas estratégias, veja seus comerciais, compre e use seus produtos e compare com os seus. Veja como eles resolvem os problemas dos consumidores e auxiliam-nos em seu cotidiano.

 

LUCRATIVIDADE: Gaste tempo pensando sobre o que causa realmente a lucratividade na indústria. Muitas vezes a venda direta pode causar lucratividade, mas não é o que movimenta a receita da empresa. Os valores agregados ao produto ou serviço oferecido podem injetar intenção de compra ou aquisição e, neste sentido, você deve analisar o que oferece para o mercado comparando com o valor agregado de seu concorrente.

 

Existe milhões de casos de sucesso no mundo nos quais a inovação fez com que os gráficos de lucratividade saíssem do normal. Muitas vezes um produto ou uma ideia simples fez com que a lucratividade de uma empresa triplicasse em apenas um trimestre de análise. Será que algumas dessas inovações podem ser incorporadas a seus produtos?

 

APRIMORAR: Como, verdadeiramente uma empresa pode aprimorar sua posição. Ou seja, quando entendemos todas as causas e razões, o que fazer efetivamente para melhorar em relação aos demais.

 

Não se prenda apenas a comparação com os concorrentes, veja o que pode fazer para resolver um problema de seu consumidor que ainda não foi resolvido. Inove, traga soluções para seu produto ou serviço.

 

Os consumidores hoje em dia estão amplamente informados e tem necessidade de novidade. Esta necessidade é que move o poder de compra. Os clientes vão migrar para outro fornecedor caso seu produto ou serviço pare de evoluir. Pense nisso.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

bottom of page