top of page

Videogame e Atividade Cerebral

 

Sempre que o cérebro identifica uma recompensa a atividade cerebral atinge os picos dos gráficos, ou seja, sempre que ficamos felizes ou realizados com algo que gostamos de fazer nosso cérebro está a todo o vapor.

 

Através de um experimento com alguns jovens que jogam videogames constantemente, cientistas identificaram padrões de comportamento cerebral que podem auxiliar na mudança de comportamento de jovens extremamente violentos e/ou agitados.

 

Com o tempo, os jovens tratados com o hábito do videogame mostravam padrões cerebrais que antecipavam a recompensa, ou seja, no momento em que eles abriam mão da violência ou ficavam menos agitados, eles já sabiam que ganhariam a recompensa de jogar videogame e começavam a se controlar antecipadamente.

 

Sabe-se que a mudança de comportamento está ligada diretamente a uma recompensa que deve ser identificada pelo cérebro humano e, quando isso ocorre, é simples de negociar a abstinência de um hábito anterior nocivo a um posterior benigno. Isto significa que podemos tratar esta violência e/ou agitação exacerbada substituindo pelo hábito de jogar videogame.

 

É evidente que os estudos ainda são inconclusivos mas já apontam para um padrão comportamental que pode ser utilizado no tratamento de qualquer hábito, seja para emagrecer ou para tratar distúrbios psicológicos diversos.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

 

Fonte da Imagem: http://healthmatters2day.blogspot.com.br/2012/04/action-videogames-change-brains.html

bottom of page