top of page

As Bolhas Financeiras

 

Afinal de contas o que são bolhas financeiras, porque elas ocorrem e será que existe uma tendência nisso?

 

O que são as bolhas financeiras?

 

Bolhas financeiras são basicamente incidentes que ocorrem no mercado de negócios e que são aumentados em poder pela especulação dos negociantes que acreditam que determinado produto, bem, valor, derivativo, pode continuar crescendo, porém, estão fadados a cair.

 

Porque elas ocorrem?

 

As bolhas podem ocorrer ou nascer por diversos processos, um deles é a especulação propriamente dita. Vamos supor que nós estamos prestes a criar uma bolha especulativa imobiliária, ou seja, vamos aquecer o mercado imobiliário fazendo com que os preços de imóveis aumentem ao máximo possível. Eu simplesmente posso espalhar o boato de que os imóveis fornecem uma renda fixa de riscos mínimos, o que não é totalmente errado. De repente alguns investidores compram a ideia e começam a investir pesado no mercado imobiliário fazendo com que o gráfico de compra de imóveis suba mais rapidamente. No mesmo momento os negociantes de ações da bolsa de valores, ao olhar o gráfico crescente enxergam uma oportunidade de ganhar dinheiro e informam seus investidores de que as pessoas estão comprando imóveis e ele deve fazer o mesmo. Tal qual uma manada enfurecida todos os investidores começam a comprar imóveis fazendo com que os preços subam rapidamente e, aqueles que estão comprando por um valor X, começam a enxergar que, em pouco tempo, o valor já subiu para X+4 e isso impulsiona muito mais pessoas a comprar.

 

Veja que até mesmo os que não tem condições financeiras para investir em imóveis, correm até seus gerentes de banco e pedem um empréstimo colocando sua residência em penhora, ou seja, hipotecando suas casas. O banco obviamente aceita por saber que tem uma garantia caso o cliente não consiga pagar.

 

O que ocorre depois é assustador. Os bancos motivados pelos ganhos rápidos no mercado de ações com os imóveis enxergam uma oportunidade para fornecer empréstimos a juros mais altos, afinal todos estão fazendo de tudo para comprar imóveis e tirar seu lucro também. Com financiamento bancário forma-se uma avalanche de novos investidores dispostos a tudo para comprar imóveis e, sabemos que quando a procura aumenta e a demanda não acompanha, os valores do produto procurado crescem ainda mais.

 

Quando os valores da bolha imobiliária alcançam quantias absurdas, os investidores inteligentes começam a vender os imóveis adquiridos por X, a um valor de X+250 e, como a procura por este produto ainda está aquecida, eles conseguem vender rapidamente e sair do mercado enquanto ainda podem lucrar algo.

 

O grande problema é que os traders ou negociantes e investidores também enxergam isso imediatamente e aconselham seus clientes a vender rápido enquanto o mercado não cai por completo. Com o intuito de ganhar algo, todos que compraram começam a vender. Ocorre que, se todos estão vendendo, não há quem queira comprar, então a oferta se torna abundante e a procura se torna nula, fazendo com que o preço dos imóveis caia rapidamente e a bolha comece a esvaziar.

 

No desespero por vender, os investidores que compraram o imóvel por X já o estão vendendo por X-1, o problema é que já tem gente vendendo a X-10 e o preço não para de cair. O caso tem o seu desfecho numa crise financeira, como a que ocorreu em 2008. Muitas pessoas perdendo suas casas empenhadas ao banco como garantia de pagamento e os bancos com diversos imóveis parados sem capitalizar pois ninguém mais quer comprar casas.

 

Os preços dos imóveis não param de cair e os bancos sem dinheiro e com casas e despesas de manutenção começam a quebrar. As pessoas correm para os caixas eletrônicos para tentarem salvar suas economias, mas chegando lá descobrem que o banco havia usado estas economias e todo o seu dinheiro em empréstimos para a compra de imóveis quando ainda estavam com um preço alto.

 

A crise financeira se instala e, sem dinheiro, a economia gira mais fraca fazendo com que milhares de pessoas percam seus empregos e deixando a economia num ciclo de morte beirando o colapso.

 

Existe uma tendência nisso?

 

A resposta infelizmente é sim. Analistas de mercado apontam que mais de 27 bolhas já ocorreram desde a catástrofe financeira com a crise de 1929 até os tempos modernos.

 

Essa especulação toda é movida pela ganância das pessoas de ganharem mais e mais dinheiro fazendo pouco ou nenhum esforço e, quando vemos que o vizinho está ganhando mais do que a gente, nosso senso de competitividade nos faz apostar alto para superar os ganhos do próximo, nos levando a correr riscos que culminarão em nossa falência financeira.

 

Por fim, a bolha especulativa nos dias de hoje, pode gerar um estrago muito maior do que antigamente, haja vista que as bolsas de valores do mundo são interligadas pela globalização e, nos farão sentir todos os percalços destas escolhas erradas.

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 

 

Autor: Gleysson Salles

 

Fonte da Imagem: http://ogerente.com.br/rede/economia-financas/bolhas-especulativas-consequencias

bottom of page